Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Noivo Elegante


A escolha da roupa do noivo deve observar o estilo do casamento - formal, informal ou ultraformal; o horário da cerimônia - manhã, tarde, noite; o seu tipo físico - gordinho, magrinho, alto, baixo; e ainda, com o estilo do vestido da noiva. Um terno de qualidade sempre é bonito. Porém, se não forem levados em conta todos estes detalhes pode cair no ridículo.

Cores mais claras, como o cinza ou o bege, são ideias para casamentos no período da manhã (embora as cores escuras possam ser usadas em qualquer horário). Cinza escuro ou azul-marinho são ideais para a tarde. Já o preto ou grafite, ideais para a noite.

A camisa deve ser sempre mais clara que o terno e a gravata em tons mais escuros que a camisa. O ideal é que a gravata tenha tons texturizados na mesma cor, nada muito chamativo.


Tipos de Trajes do Noivo

Trajes brancos só mesmo no caso do noivo ser militar e optar por casar com o uniforme de gala, ou no caso da cerimônia religiosa for realizada na praia. Caso contrário, deixe a cor branca para a noiva.

Em casamentos muito formais é tradição o noivo usar fraque. Mas se o fraque não ficar bem no noivo ou ele não se sentir bem, opte pelo meio-fraque.

. Fraque: Paletó mais curto na frente, com pontas alongadas na parte de trás. A calça riscada preta e cinza. Camisa branca com colarinho rígido. Colete cinza claro. Gravata cinza-prateada, mais larga.

. Meio-Fraque: Paletó preto de corte normal. Calça riscada preta e cinza. Colete e gravata tradicionais, cinza-prateados.

. Casaca: Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após às 21horas.


Dicas

. Faltando dois ou três dias para o casamento, prove a roupa novamente.

. Se não tiver costume de dar nó em gravata, verifique com antecedência qual a forma correta.

. A camisa deve estar com o colarinho confortável.

. Já os sapatos devem ser novos e confortáveis, adequados com o terno; além de bem lustrados.

. Para trajes formais, sapatos com solado de borracha não são adequados. Prefira os de pelica, de amarrar e com os solados de couro.

. Corte os cabelos com uma semana de antecedência. Assim, no dia, o corte já está definido.


Para não errar

. Combine o sapato com o cinto: Sapatos pretos com cintos pretos, combinam com roupas azul- marinho e cinza. Sapatos marrons com cintos marrons, combinam com roupas bege e areia.

. Combine a meia com o sapato e a roupa: Para calças pretas e sapatos pretos, use meias pretas. Para calça azul-marinho e sapatos pretos, use meias azul escuro ou pretas. Para sapatos sociais marrom, meias bege ou marrom.

. O smocking é ideal para festas de gala e que pedem traje a rigor. O noivo, padrinhos e convidados não devem usá-lo. Para casamentos formais, os noivos e padrinhos devem usam fraque ou meio-fraque; e os convidados, terno.

. Terno e Costume: O terno é composto por calça, colete e paletó. Já o costume é composto por calça e paletó. Para dar um aspeto formal, use o colete.

. Para o Casamento Civil: Use terno ou costume na cores preto ou azul-escuro, com camisa branca e gravata discreta.

. O uso do cravo: Fica preso no pequeno orifício da lapela no paletó. A flor será presa por um pequeno alfinete e nunca ter seu cabo enfiado no orifício da lapela ou no bolso do paletó. Nunca use lenço e flor (cravo, lizianto ou outras). Se usar o lenço, não use a flor e vice-versa. No caso de usar o lenço, deve combinar com a gravata (mas nunca a mesma estampa).

. Evite gravatas de cores berrantes.

. Evite gravatas exageradamente grandes.

. Evite gravatas que ultrapassem a fivela do cinto.

. Não use gravatas frouxas, pois dá um ar de desleixo.

. Não use relógio esportivo com terno.

. Nao use meias brancas com terno.

. Não use meias curtas com o terno. Se um pedaço da sua perna ficar à mostra quando se sentar, escolha uma meia maior. Faça este teste antes de comprar a meia.