Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O buquê ideal




As noivas antigamente subiam ao altar com ramos de arruda ou pimenta, pois acreditavam que assim afastariam a inveja e os maus espíritos. Por isso os buquês eram de ramos de ervas e alho, para trazer sorte e felicidade aos noivos – a cor verde transmite esperança aos corações apaixonados. E o que era só superstição se transformou em uma das peças fundamentais da cerimônia.

Independente do tipo de buquê da noiva - redondo, cascata ou braçada - simboliza vida, alegria, fertilidade e por isso é importante que combine com a personalidade, estilo e gosto, além do tipo do buquê ser adequado com o corpo e altura, horário e local da cerimônia, além das cores preferidas da noiva.

Casamentos realizados durante o dia, em sítios, capelas, praia, sugerem buquês mais “leves”, menores e redondos. Apesar da cor branca ser considerada a tradicional nestes casamentos, o buquê pode ser feito de flores do campo ou outras flores nobres coloridas (lírios, rosas, gérberas), com acabamentos mais despojados. Para casamentos realizados à noite, em igrejas, salões de festas, ideal buquês mais requintados e de cores mais fortes, com acabamentos em cetim, pedrarias...

A personalidade da noiva determinará a escolha do buquê romântico, exótico, delicado, clássico ou moderno. Mas não se pode esquecer de que para conseguir um visual harmônico é necessário levar em consideração a altura da noiva. Geralmente o buquê redondo é ideal para as noivas mais baixas.

Os buquês românticos são os de estilo braçada ou redondo, nas cores vermelha, rosa e pink. Uma sugestão para os acabamentos com laços de fita são os tons sobre tons. Já os buquês exóticos, têm flores exóticas com mistura de cores, padrões e texturas. Para os buquês delicados, o formato redondo, com cores suaves e tamanho proporcional; com acabamento sutil com pequenas flores e cetim. Há também os clássicos – buquês formais, redondos ou em cascata – as rosas, tulipas e orquídeas são as mais indicadas. Os buquês modernos, são de flores e combinações mais inusitadas, com cores mais fortes e contrastantes; seu formato redondo “desestruturado” com folhagens e elementos diversos.

Merece também a atenção da noiva, as cores das flores do buquê. Tons de lilás, roxo e azul, transmitem magia, pois essas cores sugerem tranqüilidade e espiritualidade. O vermelho indica paixão e sedução. Suavidade e delicadeza traz o buquê rosa. Os tons de amarelo e laranja traduzem energia e vitalidade. E finalmente o branco, que representa pureza e sofisticação.


Dicas e Sugestões

. Apesar do buquê já ser tradição, existem algumas opções interessantes, como entrar na cerimônia carregando um terço, um buquê de trigo, uma única flor, alguma folhagem ou um sapo de pelúcia.

. Lembre-se que o buquê é um complemento do vestido de noiva e não uma parte da decoração da igreja! Utilize flores diferentes ou em outras tonalidades para não ficar parecendo que você esqueceu o buquê e pegou na última hora as flores da decoração.

. Não se esqueça de encomendar pequenos buquês para as daminhas.

. Veja várias fotos de buquê antes de encomendar o seu e explique a quem o fará como será o seu vestido. Se possível leve até o florista um desenho ou uma foto do vestido para facilitar na hora da escolha.

. Se quiser aproveitar aquelas promoções do tipo: “faça a decoração e ganhe o buquê”, certifique-se que ele será feito de acordo com o seu gosto. Caso contrário é melhor não arriscar!

. A forma correta de segurar o buquê é junto ao corpo, com o ossinho do pulso encostado no ossinho do quadril. Isso também fará com que sua mão fique firme, além de disfarçar o seu nervosismo na hora da entrada.

. Se o seu buquê for grande e pesado, encomende um outro um pouco menor e mais leve para seguir a tradição e jogar para as convidadas. Assim ninguém se machuca.

. Algumas noivas costumam oferecer o buquê original à Nossa Senhora ou presentear uma pessoa querida. Outra opção é desidratá-lo para guardar como lembrança.