Powered By Blogger

domingo, 1 de agosto de 2010

Cabelo e Maquiagem - Noiva



Atenção para as dicas de cabelo e maquiagem para cada tipo de noiva, de acordo com o horário, o local da cerimônia e o modelo do vestido e acessórios. Vale a pena conferir!

Grilos



"...Se o mundo pesa, não vai ser de reza que você vai viver."

Casamento em Agosto?


"Agosto é o mês do cachorro louco."

"Quem casa em agosto, no casamento só tem desgosto."

" As duas horríveis guerras mundiais, aconteceram em agosto."

Muita gente vive cheia de receios e preconceitos sobre casar no mês de agosto. É um mês carregado de superstições e medos. Este é um costume antigo, uma tradição que veio dos nossos antigos colonizadores.


O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto. Os romanos deram ao oitavo mês do ano, o nome de agosto numa homenagem ao Imperador Augusto, na ocasião em que estavam acontecendo os mais importantes fatos da sua vida, destacando-se dentre eles, a conquista do Egito e sua elevação à dignidade de cônsul. Porque, como e quando agosto começou a ser um mês azarento é que ninguém sabe explicar.

Há indícios de que as mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto. Nesta época os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Sendo assim, casar em agosto significava ficar só, sem lua de mel e, às vezes, até mesmo viúva.

Superstições relativas ao casamento:

. Quase todas as superstições têm a ver com as crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não as reconhecessem, a noiva tapava a cara com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modelo idêntico. Assim surgiu o costume do véu de noiva e o cortejo de damas de honra vestidas de tons pastel e segurando um buquê parecido com o ramo da nubente. Também para afastar os maus espíritos, prendiam-se canecos, testos e outros utensílios de metal à carruagem ou montada nupcial o que derivou nas latas que se atam hoje em dia à traseira do carro dos noivos.

. Algumas superstições, mais recentes, podem ter motivações comerciais (muitos americanos acreditam que o brilho imutável dos diamantes traz sorte ao casamento, o que, de algumas décadas para cá disparou a venda preciosa destas pedras nos Estados Unidos).

. Outras superstições, milenares e pagãs, foram adaptadas ao cristianismo (como o uso do véu, originalmente para proteger a noiva dos maus espíritos e, depois, interpretado como sinal de modéstia e castidade).

. Há superstições ainda que servem os propósitos de uma festa em que toda a gente se diverte (como partir copos depois do brinde, atirar o buquê às solteiras ou leiloar a liga da noiva).

. O desejo de fertilidade e prosperidade financeira está também intimamente associado a muitos destes costumes. Aos noivos já se atiraram sapatos para dar sorte e em algumas culturas ainda se lançam pedaços de bolo, pães e doces. Globalizado está o hábito de lançar pétalas e arroz, que tem exatamente o mesmo sentido.

. No casamento, se qualquer dos nubentes, ao colocar a aliança no dedo do outro, a deixar cair, isso é sinal de infelicidade.

. Suceder o casamento de duas irmãs no mesmo dia, é mau agouro.

. Casamento em dia de Santa Ana é sinal de morte de parto.


Contradições:

Há quem acredite que chuva no dia do casamento é sinal de felicidade - casamento em dia de chuva, casamento abençoado. Outros já dizem das lágrimas que a noiva há de chorar durante a sua vida de casada. Também sobre as pérolas há superstições para todos os gostos: que a noiva que as usar evita prantos futuros; que por cada pérola que exibir, passará uma noite a chorar...


Fique sabendo que:

. A noiva não deve participar na confecção do seu próprio vestido;

. A noiva deverá fazer mais que do que uma prova o vestido;

. A noiva não deverá envergar o vestido completamente pronto antes do dia do casamento (nem que falte apenas um colchete, é preciso é que não esteja finalizado);

. Se o vestido não for branco, pode ser azul mas nunca preto (simboliza a morte) ou verde (está associado à infidelidade, por causa, imagine-se das manchas que a erva deixa na roupa das mulheres que se rebolam pelos campos com homens que não são os seus legítimos esposos);

. Nenhuma mulher presente nas cerimônias deverá usar um vestido mais comprido que o da noiva (o que fazer com a avó quando a noiva resolve aparecer de mini saia? Outra boa pergunta!)


E mais:

. Dá azar a noiva entrar em sua nova casa com o pé esquerdo ou tropeçar e cair logo à entrada, o noivo deve carregá-la ao colo, porque a paixão se apaga e o amor pode desvanecer-se, é melhor casar em quarto crescente, nunca em quarto minguante; porque sem dinheiro é difícil ser feliz, convém levar uma moeda de prata dentro do sapato; e para manter a chama acesa por muitos e longos anos, a noiva deve esconder um fósforo algures na lingerie.

. Que o noivo não deve ver a sua amada vestida de noiva antes da cerimônia, todo mundo já sabe. Mas, por causa das confusões, os noivos judeus fazem questão de levantar o véu da noiva antes do início da cerimônia para confirmarem a identidade daquela que está prestes a tornar-se sua mulher. E fazem muito bem, porque o seguro morreu de velho e nestas coisas das superstições, mesmo não acreditando nelas, é melhor prevenir!